paciente-com-psoriase-300x199

 Quais os tipos de psoríase e os sintomas?

Você sabia que existem diferentes tipos de psoríase? Esta trata-se de uma doença crônica, ou seja, não tem cura. No entanto, não trata-se de uma condição contagiosa. 

Uma pessoa que tem psoríase sofre com uma autoinflamação da pele, onde as causas são predisposição genética e fatores ambientais e comportamentais. As lesões são avermelhadas e descamam. Entretanto, essa é uma doença cíclica, o que significa que os sinais surgem e desaparecem periodicamente. 

psoríase no couro cabeludo

Conheça os principais tipos de psoríase

Psoríase em placas: essa é a mais comum. São as que formam placas secas, avermelhadas e com escamas esbranquiçadas. Geralmente elas coçam e às vezes causam dor. Costumam atacar regiões como, por exemplo, couro cabeludo, cotovelos e cicatriz umbilical. Porém, pode atingir qualquer parte do corpo. 

Psoríase gutata: causada por infecções bacterianas, esse tipo de psoríase é caracterizada por feridas pequenas nos braços, pernas ou couro cabeludo. Essas feridas são cobertas por um escama fina.

Psoríase ungueal: afetam as unhas das mãos e dos pés. Esse é um dos tipos de psoríase que faz com que as unhas cresçam anormais, mais grossas e escamem.

Psoríase invertida: áreas úmidas como axilas e virilhas são as partes afetadas por esse tipo de psoríase. Surgem manchas vermelhas e inflamadas, mas não causam descamação.

Psoríase do couro cabeludo: muito semelhante à caspa, esse é um dos tipos de psoríase que causam vermelhidão com escamas espessas na cabeça.

Psoríase pustulosa: formam pequenas bolhas que podem conter pus sobre a pele. Pode afetar todas as partes do corpo ou regiões específicas como os pés, mãos ou dedos. Essas bolhas avermelhadas secam em pouco tempo, mas podem reaparecer em semanas. Esse tipo de psoríase merece muita atenção porque quando não tratada adequadamente, pode trazer risco de morte. 

Psoríase eritrodérmica: afeta todo o corpo com manchas vermelhas, podendo coçar intensamente e até arder. Entretanto, esse tipo pode ser desencadeado por queimaduras graves, infecções ou tratamentos intempestivos. Na maioria dos casos, é preciso internação para o controle da doença.

 psoríase no braço

Quais são os sintomas de psoríase? 

Embora existam diferentes tipos de psoríase, os sinais da doença são semelhantes. No entanto, podem variar de paciente para paciente de acordo com a gravidade do quadro clínico. Veja os sintomas mais comuns:

  • Coceira intensa;
  • Queimação na pele;
  • Pele ressecada, rachada e em alguns casos, causa sangramento;
  • Lesões avermelhadas;
  • Manchas brancas;
  • Manchas vermelhas com escamas secas;
  • Unhas grossas e amareladas.

Para pacientes com psoríase leve, os sinais podem causar apenas um desconforto. Mas em casos mais graves, pode haver alterações que afetam diretamente a qualidade de vida do indivíduo.

Por este motivo, é fundamental procurar por um médico e iniciar o tratamento o quanto antes. Dessa forma, as chances de controle são maiores, evitando o agravamento. 

Lembrando que somente um dermatologista especializado é capaz de identificar os tipos de psoríase e indicar a melhor forma de tratamento. 

Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais novidades? Me siga nas redes sociais! 

O que deseja encontrar?

Compartilhe