tingimento-300x300

Quais cuidados devemos ter ao tingir os cabelos?

A mudança é a melhor amiga da moda e nós mulheres sabemos o quão importante é estarmos sempre acompanhando as tendências. Diversificando um pouco o estilo e, de vez em quando, ousando um pouquinho mais. O cabelo é algo que sempre procuramos variar. Cortes, escovas, luzes, alisamentos, tinturas, são parte do arsenal que temos à disposição. Qualquer que seja a escolha, porém, precisamos sempre ficar atentas para que a estética não se sobreponha à saúde dos nossos cabelos.

E quando o assunto é tingimento, os cuidados devem ser redobrados. Há inúmeros tipos de produtos no mercado, que se distinguem pela graduação e pela duração de seu efeito. As opções que garantem um efeito temporário, como as hennas e tonalizantes, não causam quase nenhum dano aos cabelos, uma vez que agem superficialmente nos fios. No entanto, duram pouco. Bastam algumas lavagens e a coloração sai.

Já as tintas permanentes possuem substâncias químicas que agem na estrutura dos fios. A maior parte desses produtos possuem em sua composição o peróxido de hidrogênio (conhecida como água oxigenada) para descolorir o fio, a amônia para abrir a cutícula do cabelo e a P-fenilenodiamina, para garantir fixação da coloração.

Os problemas imediatos advindos das tinturas, sobretudo se forem recorrentes, se dão principalmente: no ressecamento e consequente quebra dos fios, além na irritação do couro cabeludo. Nesse sentido, é importante tomar alguns cuidados antes, durante e após o procedimento.

Primeiro, verificar se a tintura não causa alergia. Depois, utilizar produtos confiáveis e menos agressivos. É importante ainda manter os cabelos sempre hidratados e nutridos, usando shampoos e condicionadores específicos e, periodicamente, aplicar máscaras hidratantes. Além disso, é fundamental ficar um tempo sem pintar, para que o couro cabeludo e os fios descansem. 

O que deseja encontrar?

Compartilhe