8392103446_dd4ed3a1b5_o-300x200

Cuidados com as unhas

Ter as unhas das mãos e dos pés impecavelmente feitas são detalhes imprescindíveis para um look perfeito. No entanto, além da preocupação estética, é importante sabermos se estamos de fato cuidando delas adequadamente.

A fragilidade ungueal é uma queixa comum entre as mulheres. É raro encontrar alguém que nunca teve casos de quebra, descamação, descolamento, afinamento, entre outros problemas, com as unhas. Em muitos casos, pode parecer uma questão irrelevante, apenas de natureza estética, mas não é. Embora possa ter inúmeras origens diferentes, uma das causas de unhas fracas pode ser justamente aquilo que as deixa mais lindas: os esmaltes.

Produto cosmético composto por um conjunto de substâncias sintéticas, o esmalte é uma película plástica que envolve as unhas. Muitos produtos possuem em sua formulação componentes tóxicos. O uso contínuo do esmalte provoca o enfraquecimento das unhas por diminuir sua hidratação, deixando-as ressecadas e esbranquiçadas. Some-se a isso o uso da acetona, que piora este ressecamento.

É importante deixar as unhas pelo menos duas noites por semana sem esmalte/base (ou uma semana por mês) e fazer uma hidratação local com cremes ou óleos específicos.

As substâncias prejudiciais encontradas nos esmaltes são o tolueno, formaldeído e benzeno, que podem provocar reações adversas e alergias. Por isso, use o esmalte com parcimônia e evite ao máximo a acetona (dê preferência aos removedores de esmaltes ou aos lenços removedores – meus preferidos). 

O que deseja encontrar?

Compartilhe